domingo, 5 de outubro de 2014

AUTORIDADE ESPIRITUAL

(NVI)   MATEUS 10.1 – 28 / LUCAS 10.16 – 20 


     Os textos de Mateus e Lucas nos informam acerca das atividades dos discípulos de Jesus com relação a obra de DEUS sendo executada. Jesus concede poder e autoridade para que eles desempenhem suas atribuições e a obra seja levada avante.

    Diante desses dois textos, gostaria de pensar com os irmãos acerca daquele que concede autoridade espiritual para o seu povo escolhido:


1 - Aquele que chama tem autoridade para dar ordens (Mt 10.5-14) – Jesus já era conhecido entre as multidões e muitos diziam que ele era Elias ou João Batista ressuscitado. Mas Jesus não era o que o povo imaginava, ele é o Filho de Deus, que já está desenvolvendo o princípio fundamental da igreja, ou seja, o ide, o fazer, o executar. O apóstolo Paulo afirma em (Cl 1.18 – Ele é a cabeça do corpo, da Igreja). O corpo obedece à cabeça, para onde a cabeça designar o corpo irá seguir. Ir ás ovelhas perdidas, curar os enfermos, expulsar os demônios, desejar a paz. O discípulo deve pregar a paz, não a paz humana sem DEUS e sim a paz do homem com DEUS. A cabeça dá as ordens.


2 - Aquele que chama dá as ferramentas (Mt 10.19-20) – Jesus já estava anunciando a descida do Espírito Santo. O Espírito Santo é o principal agente para que as ordens sejam cumpridas. Aceitar o controle do Espirito Santo sobre a nós, facilita muito a nossa vida. (Ef 5.18b – Enchei-vos do Espírito) de que maneira podemos nos encher: (Ef. 5.19-21). A espada do Espírito é a Palavra de DEUS (Ef. 6.17).

3 - Aquele que chama é também o exemplo (Mt 10.24-25) – Jesus informa aos seus discípulos que eles iriam ser ridicularizados, envergonhados pelas pessoas e o próprio Jesus diz que o haviam chamado de Belzebu (Mc 3.22). Jesus ia de cidade em cidade, mas não tinha onde reclimar a sua própria cabeça (Mt 8.20). No Getsêmani Jesus se sentiu sozinho (Lc 22.45-46). A blasfêmia, a perseguição e solidão também hão de acompanhar aqueles que obedecem ao chamado. A comunhão com a Igreja é fundamental.

4 - Aquele que chama tem poder para dar poder (Lc 10.16-19) – Jesus tinha e tem poder para curar, evangelizar, libertar, dar visão (Lc 4.18-19). Todo o poder esta nas mãos dEle e Ele tem toda a autoridade (Mt 9.1-8). Autoridade que ele passa também aos seus discípulos.

5 - Aquele que chama exige fidelidade e temor (Mt 10.28 / Lc 10-20) – A centralidade da autoridade dada por Jesus está na glorificação do DEUS Eterno. Jesus explica que é melhor temer a DEUS do que as forças do mal. O exemplo de Davi em 2Sm 24.9-18. Deus promete o prêmio (Mt 10.22 – Ap. 2.11).


Jesus Cristo é o Senhor e nós os seus servos.

 



 Pr Wéllington Nunes de Trindade
wellington.ministerio@outlook.com
Domingo, 14 de setembro de 2014
Joinville - SC