terça-feira, 3 de maio de 2016

A Autoridade de Jesus sobre os Demônios

O texto Bíblico (Lc 11.14-23)
14 De outra feita estava Jesus expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar; e as multidões se admiravam.
15  Mas alguns dentre eles diziam: Ora, ele expele os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios.
16  E outros, tentando-o, pediam dele um sinal do céu.
17  E, sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e casa sobre casa cairá.
18  Se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
19  E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.
20  Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
21  Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.
22  Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.
23  Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

Introdução
Conforme comentamos no último domingo (24/04), Satanás é um ser poderoso, cujo propósito é desvirtuar/deturpar o propósito de Deus na vida do homem.
Jesus ao sair vitorioso diante da tentação oferecida pelo Diabo, tornou-se Senhor do reino espiritual na qual Satanás até então reinava com certa soberania.
Depois dessa vitória o reino das trevas empreendeu e continua a empreender uma campanha de guerra contra tudo o que Jesus fez, faz e fará. E nessa guerra, o exército de Satanás, usa todas as formas e métodos para destruir aquilo que Jesus constrói.
A palavra demônio vem da palavra grega daimonion (significa deuses ou deus), no novo testamento esta palavra está associada a espíritos malignos, imundos.
Esses espíritos tem poder para:
1 – Impedir que outros ouçam a palavra – Atos 13.6-12 “6  Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus, 7  o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus. 8  Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul. 9  Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse: 10  Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? 11  Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12  Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor”.
2 – Causar apostasia no coração das pessoas – 1Tm 4.1 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”...
3 – Causar doenças – Lucas 13.10-13 “10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. 11  E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. 12  Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;  13  e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus”.
4 – Deixar uma pessoa fora de si – Marcos 5.2-8 “2  Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, 3  o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; 4  porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. 5  Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. 6  Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, 7  exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! 8  Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!”.
5 – Possuir jovens – Lucas 9.37-43 “No dia seguinte, ao descerem eles do monte, veio ao encontro de Jesus grande multidão. 38  E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; 39  um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona-o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado. 40  Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam. 41  Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho. 42  Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai”.
6 – Possuir crianças – Marcos 7.24-29 “24 Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se, 25  porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés. 26  Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio. 27  Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 28  Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. 29  Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha”.
7 – Limitar os sentidos das pessoas – Mateus 9.32-33 “32 Ao retirarem-se eles, foi-lhe trazido um mudo endemoninhado. 33  E, expelido o demônio, falou o mudo; e as multidões se admiravam, dizendo: Jamais se viu tal coisa em Israel!”.
Mateus 12.22 “22 Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; ele o curou, passando o mudo a falar e a ver”.
O espírito que tem dominado o mundo.
O texto de Oséias 4.11-13 e 5.4 nos informa que um espírito de prostituição estava no meio da nação de Israel, causando todo tipo de desordem moral, espiritual e destruindo famílias inteiras.
Parece que esse mesmo espírito está no meio desse mundo corrupto.
A idolatria do corpo (não se medem esforços para se ter um corpo bonito), a sensualidade desenfreada (na televisão, na internet , etc), as músicas com letras mundanas induzindo homens e mulheres a alimentarem desejos proibidos (funk, forró, sertanejo universitário, etc)
Durante a idade média, surgiram os relatos ideias acerca de demônios que desejavam prazer físico, os Incubus – demônios que tomando a forma humana de homem seduziam e se deitavam com mulheres; os Sucubus – demônios que tomando a forma humana de mulher seduziam e se deitavam com homens.

A batalha no campo espiritual é feroz (Daniel 10.12-13, 20)
12  Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.
13  Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.
20  E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.
21  Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe.

O texto de Lucas 11 que lemos no início, dos versos 24 a 26 fala da estratégia de Satanás.
Para que o espirito imundo não encontre a casa vazia devemos nos encher do espírito (Efésios 5.18-21), esquecendo os prazeres passageiros que esse mundo oferece.

Conclusão:
Estamos numa batalha espiritual, é no espirito que vence e se mantém em pé. De acordo com a tua vida no Espírito quem está vencendo esta batalha? De acordo com a tua vida de estudo da Palavra, quem está vencendo esta batalha?
Quais são os demônios que estão atormentando você?
Diga para DEUS que você se submete somente a sua vontade.
Não permita que espíritos imundos ocupem o templo de DEUS chamado você.
Consagre a sua mente e o seu coração a Deus.
Diga para o Diabo: Esse corpo, essa mente, esse coração pertencem ao meu Salvador.

 


 Pr. Wéllington Nunes de Trindade

wellington.ministerio@outlook.com