quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

JESUS, O SENHOR DA IGREJA

          Gostaria de pensar com os nossos caros leitores, sobre a soberania de Deus sobre a sua igreja através de Jesus, o aquele morreu e ressuscitou dentre os mortos.

A igreja local é constituída de pessoas pecadoras, regeneradas, salvas pelo amor de DEUS e batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E essa igreja tem o propósito de levar adiante, até os confins da terra, a mensagem da salvação. A igreja não pode somente acreditar em DEUS somente no aspecto amoroso que nos trás a ideia de um deus somente preocupado em salvar e dar carinho, precisamos entender também que DEUS é justo e santo, devemos adorá-lo também com temor e a Bíblia nos diz que isto é o princípio da sabedoria Salmo 111.10a –  “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”.

O texto de Apocalipse 1.9-20 nos traz informações muito importantes a respeito da autoridade de DEUS sobre a sua igreja e sobre a toda a história.
  • Versos  9 e 10 – João estava preso na ilha de Pátmos por causa do seu testemunho em favor de Jesus Cristo. 
Em nenhum lugar da Bíblia nos é ensinado de que a vida do crente aqui na terra seria de benção sobre benção, dinheiro, posses. Pelo contrário, Jesus mesmo disse que em Mt 10.17-22 – E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.”

As nossas bênçãos são espirituais, e o conceito de felicidade da maneira de DEUS é diferente da maneira do homem. A nossa felicidade deve estar em seguir a Jesus porque ele nos retirou do poder das travas.

Por conta da vida que João tinha com DEUS, mesmo na prisão, DEUS se revelou a Ele em espírito e ele foi arrebatado e teve um encontro sobrenatural com Jesus.

Se você quer ouvir a voz de DEUS, tenha intimidade com Ele e reconheça a autoridade da Sua Palavra e serás uma bênção na igreja local.

  • Verso 11 – João recebeu a mensagem de DEUS e tinha o dever de escrevê-la num livro e enviar às sete igrejas da Ásia.  Jesus conhecia o testemunho de João, sabia quem ele era e sabia o que podia esperar de um homem com quase 100 anos e preso numa ilha. Deus esperava dele fidelidade.  E esta foi a mensagem que DEUS iria enviar a igreja de Esmirna: Ap 2.10b – “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
Mt 10.32 e 33 – “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.”

Se você quer ouvir a voz de DEUS na sua igreja, seja fiel a ELE e faça aquilo que Ele espera de você.

  • Versos  12 a 16 – Esta passagem descreve a pessoa com quem João estava se comunicando nesta visão.
O ponto alto desta passagem está em que O Filho do Homem está no centro das sete igrejas. Tudo o que acontece nas igrejas, ele sabe, tudo o que acontece com a sua noiva ele sabe, e quando algo não está de acordo com a sua vontade, Ele avisa e dá a chance de se arrependerem, quando as coisas estão de acordo com sua vontade Ele dá uma palavra de perseverança.

A palavra para a igreja de Éfeso (2.4 e5): “Abandonaste o primeiro amor, vai e te arrepende”.
A palavra para a igreja de Esmirna (2.10): “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
A palavra para a igreja de Pérgamo (2.16): Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.”
A palavra para a igreja de Tiatira (2.23): “Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.”
A palavra para a igreja de Sardes (3.1b): “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.”
A palavra para a igreja de Filadélfia (3.10): “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.”
A palavra para a igreja de Laodicéia (3.15): Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!

O critério que DEUS usa para julgar a sua igreja é a sua PALAVRA.  Muitas vezes nós não vamos ler a Bíblia porque sabemos que ela nos confronta com o nosso erro e nos convida a ter uma atitude de mudança. Outras vezes buscamos na Palavra somente justificativa para as nossas ideias e nos esquecemos que a Bíblia é que nos deve dar as ideias para justificam a nossa maneira de viver.

Devemos ir para Bíblia para compreender a natureza de DEUS.

Dois exemplos:
1.      Jesus no deserto sendo tentado por Satanás...
2.      As Escrituras são mal interpretadas sempre que você usa a Bíblia para tentar levar DEUS a fazer o que você quer, em vez daquilo que DES quer que seja feito.
A mulher enamorada de um homem casado e que deseja muito casar-se com ele. Disse Jesus: “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus” (Mt 18.19). Mostrando esta promessa a uma amiga, pede-lhe que lhe dê uma ajudinha em oração para reinvindicar a promessa. Confrontar com Êxodo 20.17.

Se você quer ouvir a voz de DEUS para ser usado na igreja, manuseie bem a Palavra da Verdade.

  • Versos  17 a 20 – Esta trecho descreve o temor que João teve ao ver o Filho do Homem.
Um DEUS amoroso e amigo, dando tapinha nas costas é muitas vezes aquilo que imaginamos de Jesus.  Mas DEUS é zeloso para com a sua palavra e Jesus têm as chaves da morte e do inferno e a  ELE a quem devemos temer. Mt 10.28 –   E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”

Mt 25.41 – “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”

DEUS é santo, DEUS é poderoso, DEUS é o criador de todas as coisas e deseja obediência de todos os que o seguem.

  • Conclusão
Se você quer ouvir a voz de DEUS, tenha o temor de DEUS no seu coração e assim você será sábio, e serás uma benção na edificação da sua igreja.
Jesus é o cabeça da igreja e deve ser ele quem dá a direção para o seu corpo.




Texto elaborado por: Wéllington Nunes de Trindade - wellington.ministerio@outlook.com
Caixa Postal: 7340 - Cep: 89202-973 – Joinville – SC – Brasil