segunda-feira, 13 de abril de 2015

PREPARADOS PARA SERVIR

IGREJA  BATISTA  ALIANÇA

Preparados para Servir

Daniel 1
Exposição
Vs 1 a 2 – A primeira invasão de Judá pelo exército babilônico (1º 605 AC, 2º 597 AC, 3º 586 AC), isso foi uma confirmação da palavra dada por Isaías ao Rei Ezequias (Is 39.7), conforme 2Cr 36.5-21 Deus estava no controle e assim o rei Jeoaquim foi feito cativo.
Vs 3 – Havia uma necessidade de mão de obra para trabalhar na corte do reino da Babilônia. Muitos homens estavam envolvidos nas batalhas e outros assuntos relativos a administração dessas regiões conquistadas. Eram necessárias pessoas que conhecessem das burocracias e manhas da administração pública. Faltava mão de obra qualificada. Esses homens que foram escolhidos, não se rebelaram contra, porque sabiam que esta era a vontade de DEUS (Jr 21.8-9). Foram ser escravos na Babilônia.
Vs 4 – Como faltava mão de obra, era necessário preparar essa mão de obra em um curso intensivo de 3 anos. Para serem admitidos nesse processo eram necessários alguns pré-requisitos:
- Sem defeito físico, gente que gostava de cuidar da sua saúde física, não havia plano de mobilidade urbana naqueles dias;
- Boa aparência, pessoas que sabiam se apresentar, cuidavam da sua saúde; QUANDO DEUS NOS DÁ A OPORTUNIDADE, COMO TEMOS NOS APRESENTADO?
- Instruídos em sabedoria, pessoas que não tinham preguiça de aprender; QUANDO DEUS NOS DÁ A OPORTUNIDADE SERÁ QUE TEMOS CONDIÇÕES DE DIZER:  SOU CAPAZ?
- Conhecedores de várias ciências e conhecedores de várias áreas do saber, gente inteligente não no conhecimento da ciência babilônica, mas em cultura geral. Informação é importante, mas conhecimento é fundamental;  O QUE FAZEMOS COM AQUILO QUE SABEMOS?
- Serem educados e ensináveis, estariam de contínuo no palácio do rei, logo era importante saber se portar na presença da realeza e seriam ensinados na cultura e língua caldeia.
- Provavelmente teriam de ser castrados (Is 39.7).
Vs 5 a 7 – O programa de treinamento iria durar 03 anos, com hospedagem e comida farta, e após esse período seriam avaliados pelo rei. Seus nomes foram mudados para mais facilmente serem aceitos pela cultura local, afinal continuavam escravos.
Vs 9 a 16 – A dieta da Babilônia parecia não ser saudável em se comparando com a dieta de Judá. Os jovens judeus tiveram a sua primeira prova de confrontação de valores acerca daquilo que é DEUS.
Embora eles fossem imersos em uma nova cultura, eles não foram dominados por ela. COMO A CULTURA DO MUNDO TÊM NOS INFLUENCIADO ?
Vs 17 a 20 –  (Pv 3.13) No dia da entrevista com o rei, não foram achados outros tão bem preparados quanto esses jovens (provavelmente com uma idade agora de 20 anos). DEUS lhes havia dado o conhecimento e sabedoria necessários servirem no palácio e além disso, puderam testemunhar das grandezas de DEUS em terras estrangeiras.
Vs 21 – Daniel trabalhou no palácio por aproximadamente 65 anos e durante esse período DEUS se revelou a ele, houveram muitas oportunidades de demonstrar a sua fé e muitas visões e profecias  lhe foram reveladas (Dn 12.13)

Conclusão:
1 - Diante de tudo o que o Senhor tem nos dado e ensinado, como temos aproveitado as oportunidades? Devemos entender que todo o conhecimento que DEUS nos dá, deve ser canalizado para o seu serviço, pedimos sabedoria e nem sabemos o que vamos fazer com ela.
2 - Outras vezes DEUS nos dá a sabedoria e a força, conquistamos muitas coisas e depois nos esquecemos do próprio DEUS (Dt 8.11-18)
3 - Esses jovens judeus não ficaram murmurando, reclamando, chorando, nem xingando ou jogando maldições contra os outros, ou contra as circunstâncias. Simplesmente se prenderam ao conhecimento do Altíssimo. A sós no nosso quarto devemos abrir o nosso coração na presença do Senhor, em público devemos dar um  testemunho que não afaste as pessoas da presença de DEUS  (Pv 17.27; Dn 6.10 a 24)
4 - Nós não devemos perder as oportunidades que DEUS nos dá. Enquanto estivermos nessa terra, devemos estar sempre dispostos a aprender (Ec 9.10).


Peçamos sabedoria a DEUS para sermos servos fiéis, do qual Ele não irá se envergonhar.


 


Wéllington Nunes de Trindade
wellington.ministerio@outlook.com
Domingo, 12 de Abril de 2015
Joinville - SC