domingo, 26 de julho de 2015

Deus está Encontrando Coisas Boas?

IGREJA  BATISTA  ALIANÇA

Deus Está Encontrando Coisas Boas?

2 Crônicas 12.1-12
Exposição
Vs 1 a 3 – Os versículos anteriores no capítulos 10 e 11, nos informam acerca da divisão da nação de Israel em norte (Israel) e sul (Judá). Jeroboão era o rei no norte e Roboão era o rei no sul (capítulo 10). Roboão tentou pelejar contra o reino do norte, mas foi repreendido por DEUS. Habitou em Jerusalém e fortificou várias cidades. Havia uma migração do norte em direção ao sul por conta da apostasia que havia no reino do norte, os levitas e pessoas tementes a DEUS se dirigiam a Jerusalém para prestar culto ao DEUS vivo. E assim por três anos o povo de Judá andou no caminho do Senhor (capítulo 11).
Passado certo tempo o coração do rei Roboão deixou de servir ao Senhor e DEUS levantou um reino mais poderoso para confrontar o povo de Judá (em Judá havia em torno de 180 mil soldados prontos para a guerra).
Além dos egípcios havia outros povos que compunham essa força militar contra Judá.

Vs 4 e 5 – Esse grande exército tomou as cidades que foram fortificadas anos antes (11.5-12) e se dirigia em direção a Jerusalém. Essa situação gerou muito medo, os líderes da nação de ajuntaram para deliberarem sobre o que fazer e só entenderam o que estava acontecendo que o profeta manifestou a palavra do DEUS vivo.
Muitas vezes queremos resolver o problema sem realmente encontrar a causa. E nesse contexto Deus permitiu o avanço dos invasores até Jerusalém para que a nação reconhecesse a sua situação de dependência de DEUS e não de fortalezas humanas (Salmo 91.2)

Vs  6 a 8 – Diante da palavra do profeta, acerca do esquecimento do povo para com DEUS, conforme Sf 1.3-6, o povo deveria ser consumido. No entanto houve arrependimento naqueles corações e reconheceram que o Senhor é justo, isto implica dizer que DEUS estava certo em punir o seu povo. O salmista Davi reconheceu também a sua condição de merecedor de castigo e clamou pela misericórdia de DEUS (Salmo 51.1-6).
DEUS não os destruiu, porém permitiu que fossem servos do povo estrangeiro, para entenderem a diferença entre servir a DEUS e os reis deste mundo.
Consideração sobre os servir o mundo e servir a DEUS:
No mundo há violência, guerras, mortes, prostituição, idolatria, corrupção e principalmente a ação direta do diabo.
1)       O mundo não tem perdão, mas DEUS é rico em misericórdia (Lm 3.21-25)
2)       Jugo de DEUS é mais leve que o do mundo (Mt 11.29-30)
3)       No mundo teremos aflições (Jo 16.33)
4)       O diabo é príncipe deste mundo (Jo 16.8-11)
5)       O mundo morre no maligno (1Jo 5.19)
6)       O mundo não deve ser amado por nós (1Jo 2.15-16)

Vs 9 a 11 – Os escudos de ouro feitos por Salomão representavam algo de muito valor para o rei, o escudo representava proteção e o ouro representava ostentação, poder. DEUS permitiu que esses objetos fossem levados para mostrar que a proteção e o poder devem estar centrados nEle, que permite e concede todas as coisas de acordo com a sua vontade. Escudos feitos de cobre demonstravam certo contentamento com a situação do momento, porém o rei não permitia que esses escudos fossem usados em qualquer lugar.
O escudo que DEUS deseja que usemos é o escudo da fé (Ef. 6.16)

Vs 12 – O rei ainda não estava com o coração totalmente voltado para o Senhor, diferente do que aconteceu com o rei de Nínive diante da pregação de Jonas (Jn 3). DEUS não o destruiu porque havia coisas boas ainda em Judá.
Havia gente temente a DEUS, havia pessoas que glorificavam a DEUS, havia gente que ensinava os caminhos do Senhor aos seus filhos, haviam pessoas que respeitavam as autoridades e intercediam por elas, haviam pessoas que não se corrompiam com as ofertas do mundo, haviam pessoas que não tinham vergonha de pedir perdão ao próximo, haviam pessoas que perdoavam o próximo, haviam pessoas com o coração quebrantado diante do Senhor, haviam homens e mulheres íntegros e que reconheciam a soberania de DEUS. Haviam pessoas de fé.

Lucas 18.6-8
Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.
7  Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
8  Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Conclusão
1 – Quando Deus nos dá alguma coisa, precisamos pedir a Ele para nos ajudar a cuidar daquilo que Ele mesmo nos deu, assim estaremos reconhecendo que dependemos dEle.
2 – Se não cuidarmos, Ele pode tirar aquilo que temos para saber onde está o nosso coração.
3 – Precisamos parar de nos justificar diante de DEUS e somente pedir a Ele para mostrar onde estamos errando, e mudar de atitude.
4 – O nosso escudo não precisa ser de ouro ou de bronze, o material necessário é fé no Senhor Jesus.
5 – Quando Deus procurar algo na figueira do nosso coração será que Ele irá encontrar frutos bons? Frutos variados ou sempre os mesmos frutos? Frutos grandes ou pequenos? Será que Ele vai encontrar flores bonitas que não conseguem se transformar em frutos?

A fé é a raíz que sustenta essa árvore chamada você.  Qual a profundidade da sua raíz?

 


Wéllington Nunes de Trindade
wellington.ministerio@outlook.com
Domingo, 26 de Julho de 2015
Joinville - SC