Retornando para DEUS
Isaias 1.1-19
Exposição
Gostaria de pensar com os irmãos nesta noite, sobre que mensagem nós temos anunciado aos povos e nações. E parece muito razoável pensar no livro de Isaías sobre este tema, afinal esse livro fala de muitas profecias sobre a vinda do Messias (Is 9.6 – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;) / (Is 53.4 e 5 – Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.) muitas mensagens acerca do arrependimento (Is 55.5 e 7 – Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar).
Este homem, Isaías, profetizou durante aproximadamente 40 anos e segundo a tradição judaica, este foi morto de uma maneira muito cruel, foi serrado ao meio.
A mensagem deste profeta continua muito atual, porque ele chama a nação, o povo de Deus ao arrependimento. Usamos muitas vezes este livro como sendo evangelístico no sentido de usarmos algumas passagens para anunciar a salvação àqueles que não conhecem DEUS, porém a mensagem do profeta é endereçada ao próprio povo de DEUS, aqueles que vão ao templo, vão a igreja, conhecem a Bíblia, fazem estudos bíblicos, pessoas que estão envolvidas na vida eclesiástica.
Que mensagem é esta do profeta?
Vs 1 a 3 – O profeta se identifica quem ele é e chama os céus e a terra para serem testemunhas da sua mensagem usando o mesmo exemplo de Moisés em (Dt 32.1 – Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.) Deus diz que os seus filhos se revoltaram contra o pai. O boi e o jumento, que são irracionais sabem a quem devem obedecer, mas o meu povo racional não me entende e nem me conhece. O nosso culto a DEUS deve ser racional (Rm 12.1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional).
Vs 4 a 9 – O povo que conhecia a DEUS voltou ao estado de pecado. A cabeça (liderança) e o corpo (membros) estão totalmente contaminados e enfraquecidos. Os estranhos estão avançando sobre a suas posses (o pecado está dominando aquilo que era antes do Senhor. O próprio DEUS começa a comparar aquela nação com as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 19 – os genros de Ló no vs 14).
Vs 10 a 15 – DEUS expõe a sua indignação apontando toda a sorte de erros que o seu próprio povo está cometendo e Ele diz que quanto mais vocês oram mais distante de vocês Eu estou (vs 15). Comparar com Is 59.2. (Is 59.2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça). O problema deste povo é que eles esqueceram de DEUS, mesmo indo ao templo e fazendo todo o ritualismo contemporâneo, DEUS não estava presente, a glória de DEUS não estava presente (lembrando a visão de Ezequiel – Ez 8 a 10). Deus não estava presente nas ofertas, não estava presente na exposição da Palavra no Templo, não estava nos louvores, não estava no coração de ninguém. A mensagem que o povo estava vivendo e proclamando era a seguinte: DEUS está lá. Lá onde? Simplesmente lá. No infinito, no distante, no nada. Lembremos do ensinamento bíblico: Hb 11.6 - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Ap 3.20 - Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. A mensagem que DEUS quer que o seu povo entenda é esta: Eu estou aqui. Aqui aonde? Querendo entrar no coração de vocês.
Vs 16 a 18 – DEUS chama ao arrependimento e uma mudança de atitude do povo. Portanto venham e vamos pensar e conviver juntos.
Vs 19 – A promessa de comer o melhor desta terra. Se deleitar na presença de DEUS. Viver com ELE, orar com ELE, louvar com ELE, e dizer assim: Eu serei o seu povo meu DEUS.
A mesma mensagem que DEUS enviou naqueles dias continua atual: Eu estou aqui. Aqui aonde? Querendo entrar no coração de vocês. Querendo participar das vossas conversas, das vossas reuniões, dos vossos projetos, estou querendo participar da tua igreja, do culto que você diz que está prestando a mim.Quero participar do seu ministério. Quero que você entenda que você estará me servindo quando você estiver servindo o seu irmão!
Oração em duplas.
Wéllington Nunes de Trindade
Domingo, 09 de Junho de 2013
Joinville - SC